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Como Compreender a Hospitalidade ?!
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O mercado brasileiro vem atingindo transformações na estratégia mercadológica. Isso vem acontecendo paralelamente à globalização das economias mundiais, e o aumento de produtividade, redução de custos, padronização da qualidade dos produtos e preços mais baixos para o consumidor final.

Porém esse mercado global impõe um novo desafio às empresas: o desenvolvimento de uma Competitiva Sustentável, ou seja, algo que o cliente perceba como um diferencial entre o produto e ou serviço oferecidos. Atender ao cliente com qualidade, ou satisfazê-lo, é uma filosofia empresarial baseada na parceria. É fundamental compreender que atender ao cliente com qualidade não se resume a tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, hoje significa benefícios a produtos e serviços, objetivando superar as expectativas. A implantação de um serviço orientado ao cliente necessita de um absoluto comprometimento da empresa, a começar por aqueles que determinam os rumos e as estratégias. Outra consideração é a autonomia e apoio ao pessoal de linha de frente, assegurando a perfeita coordenação e interação entre todos os departamentos, desde recursos humanos até o pessoal da linha de frente, passando pelas áreas de finanças, marketing e todas as demais.

Paula Cambotta

Facilitadora / Consultora

Especialista em Marketing Hoteleiro