ARTIGOS

Gestão de Equipes (Treinamento & Desenvolvimento)

O objetivo do treinamento é a capacitação de seus colaboradores para que os mesmos executem suas atividades de forma eficaz. O desenvolvimento possibilita que se acompanhe a evolução dos mesmos dentro do hotel. Ambos os processos são realizados na sequência do recrutamento e seleção.

É evidente a necessidade dos hotéis treinarem seu pessoal, devido as constantes modificações que ocorrem no mercado, principalmente no nível de exigência do hospede e nos que se diz respeito ao aprimoramento de novas tecnologias. A Gestão de Pessoas chegou a um nível de importância tão elevado nas empresas, que a visão das mesmas sobre seus colaboradores mudou completamente. Percebeu-se que é um dos patrimônios mais rentáveis, se bem qualificados e comprometidos com as empresas.

O treinamento e o desenvolvimento, nunca dissociado da busca dos melhores profissionais para a empresa, norteiam a área de recursos humanos que deve se preocupar sempre com a reciclagem e atualização dos colaboradores para o exercício de suas tarefas presentes e, também, realizar programas que visem ao desenvolvimento de suas carreiras profissionais.

Os hotéis buscam profissionais cada vez mais qualificados, por isso a necessidade de critérios específicos no processo de recrutamento e seleção. Como consequência, surge a necessidade de aplicar o processo de constante treinamento, objetivando a qualificação para o correto desempenho das atividades inerentes a cada cargo, visando a melhoria da produtividade e o crescimento profissional do colaborador. Esse constante aprimoramento e desenvolvimento, proporciona que o colaborador seja percebido por seus gestores, viabilizando seu crescimento profissional. Desta forma criamos oportunidade para aumento na lucratividade, de racionalizar procedimentos e desenvolver pessoas, de aumentar a produtividade, de reduzir desperdícios, etc.

Armando Lardosa