ARTIGOS

Investimento

Para se validar a oportunidade de investimento no segmento de hospedagem, é necessário se considerar, além de outras importantes questões, a rentabilidade que o investimento realizado vai retornar, atentos sempre ao risco inerente do segmento.

Investimentos direcionados ao trade hoteleiro tem níveis de risco mais elevados do que títulos do tesouro, por exemplo, pois tem maior volatilidade. Dependem, de maneira muito expressiva, de fatores intangíveis, uma vez que envolvem experiências pessoais.

Existem opções muito interessantes de investimentos no trade hoteleiro no Brasil, como por exemplo em Fundos de Investimentos Imobiliários.

Outra opção de investimento consiste em comprar hotéis inteiros, apartamentos em condo-hotéis ou Flats existentes. Curiosamente, os levantamentos da HVS indicam que compradores de flats e condo-hotéis têm obtido rendimentos muito atraentes. Ao considerarmos a compra de um hotel em São Paulo, por exemplo, há um ano, sua venda hoje, pode retornar uma rentabilidade perto de 30%, o que não é constante em outras cidades brasileiras.

Quando se fala de investimento na construção de um hotel ou na compra de um flat que a ser construído, temos riscos fortes a se considerar pela falta de histórico na rentabilidade desses empreendimentos. Por isso os investidores normalmente contratam empresas de consultoria especializada para avaliar e identificar as possibilidades de rentabilidade para esse investimento.

Ainda há quem invista em hotelaria sem levar em consideração a relação de risco e retorno que descrevemos acima. Cenário que se constrói, em parte, porque investidores eventualmente imobilizam valores elevados em ativos hoteleiros fundamentados na perspectiva de valorização do segmento imobiliário. Ressaltamos aqui, de maneira bem evidente, que ativos hoteleiros não têm valorização necessariamente na mesma escala que empreendimentos residenciais ou comerciais. O valor de um hotel está diretamente ligado ao seu resultado financeiro, ou seja depende de seu lucro, e não ao valor do imóvel somente. Se o objetivo é investir e obter boa rentabilidade sem necessariamente atuar no segmento, procure ajuda profissional qualificada.

Armando Lardosa